3 dicas para repaginar a área de serviço gastando pouco

Quando o assunto é decoração de interiores, é bastante provável que a área de serviço, cômodo que abriga a lavanderia das residências, seja uma das últimas a ser considerada pelos moradores.

As salas, a cozinha, os quartos e os banheiros costumam receber atenção maior. O que inevitavelmente acaba se refletindo também na distribuição dos recursos que serão investidos pelos moradores para executar a obra.

+ LG lança no Brasil o armário inteligente que limpa e passa roupas sozinho. Conheça o Styler!

+ Área de serviço nota 10: dicas para quem deseja ter um espaço lindo e muito bem planejado

+ 7 ideias geniais para guardar (ou esconder) a tábua de passar roupas

Reforma rápida e sem gastar muito na área de serviço. Fotos: Divulgação/ Fani
Reforma rápida e sem gastar muito na área de serviço. Fotos: Divulgação/ Fani

Portanto, acaba sobrando muito pouco para decorar especificamente a área de serviço com algo que vai muito além de uma marcenaria planejada, por exemplo. Será que estamos dando a atenção que este ambiente merece? Dá pra ter uma lavanderia bonita sem gastar muito?

Pensando nisto, a Fani Metais e Acessórios e o publicitário Edu Mendes, um influenciador digital sobre decoração ao estilo ‘faça-você-mesmo’ do Brasil, pensaram em três dicas para repaginar a área de serviço sem gastar muito. Confira:

1. Monte um moodboard

A primeira dica para quem deseja decorar do zero ou renovar a decoração da área de serviço é usar um método de profissionais de arquitetura e design de interiores: o moodboard.

Moodboard com possíveis texturas e cores, uma ideia de como vai ficar o resultado final.
Moodboard com possíveis texturas e cores, uma ideia de como vai ficar o resultado final.

“É uma espécie de painel de referências, onde colocamos lado a lado as amostras dos materiais, acabamentos e texturas cores que desejamos usar no ambiente. É muito útil porque ajuda a visualizar o efeito destes elementos quando estão todos juntos, um pequeno spoiler de como tudo vai ficar”, explica Edu.

O moodboard é prático porque permite visualizar rapidamente se os materiais ornam quando estão em conjunto. Contudo, caso algo destoe, é possível ir trocando elemento por elemento, testando diversas composições até chegar a um cenário que você goste de verdade.

2. Pinte os azulejos

A maneira mais prática e rápida de se repaginar uma área de serviço é renovar os azulejos, um dos elementos decorativos que normalmente mais se destacam no visual deste ambiente.

Pintar os azulejos é uma solução rápida e barata.
Pintar os azulejos é uma solução rápida e barata.

Como nem sempre retirar os revestimentos antigos é uma opção, dado o tempo que isso demanda, além dos transtornos associados a todo quebra-quebra, a pintura dos azulejos é uma boa saída.

“É importante utilizar uma tinta para ambientes úmidos. Escolhida a tinta, o próximo passo é deixar os azulejos bem limpos. Depois, não tem segredo, é aplicar a tinta em toda a extensão dos azulejos com o rolinho. Ela seca com mais ou menos 30 minutos ao toque, mas cuidado: provavelmente será necessário aplicar mais de uma demão para ficar bacana. Se o azulejo já for branco, pinte apenas se você sentir a necessidade de renová-los ou trocar por alguma outra cor que preferir”, orienta Edu.

A torneira pode mudar completamente o décor da área de serviço.
A torneira pode mudar completamente o décor da área de serviço.
3. Troque a torneira do tanque

A torneira utilizada na área de serviço pode contribuir mais para o décor do que apenas ser uma peça funcional quando utilizamos o tanque, já que normalmente se escolhe um modelo simples e pouco diferenciado visualmente.

Detalhes fazem toda a diferença na reforma da lavanderia.
Detalhes fazem toda a diferença na reforma da lavanderia.

A escolha para a área de serviço tem total relação com o balanço entre gosto e necessidade. Mas, se você não a utiliza conectada à máquina de lavar, pode optar por modelos com um comando diferenciado, mais minimalista. Por outro lado, se precisar conectá-la à máquina, vai precisar de um modelo com duas saídas, que é um pouco mais tradicional.

“Mesmo quando a torneira tem um design mais tradicional, como é o caso da opção com duas saídas para conexão com a máquina de lavar, dá sim pra tornar o dia a dia mais fácil na área de serviço. Existem metais com acionamento de ¼ de volta com vedação cerâmica, o que proporciona mais conforto na abertura e fechamento do comando, além de apresentar uma durabilidade maior que o modelo convencional”, completa.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:

+ Lavanderia: guia fácil de como escolher o tanque e a torneira ideal para a área de serviço

+ Área de serviço pequena: como aproveitar o espaço de forma prática para o dia a dia

+ Área de serviço pequena: como deixá-la funcional independente do seu tamanho

Back to top